quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bolo de chocolate - Sem lactose

Receitas sem lactose sempre fazem muito sucesso. Cada vez mais pessoas estão decobrindo ser intolerantes à lactose e a procura por alimentos gostosos que não contenham lactose vem crescendo com isso.
Muitas vezes, nós intolerantes, pensamos que não conseguiremos comer um bolo gostoso ou que não conseguiremos receitas que não levem leite. Mas para acabar com esse mito aí vai a receitinha de um super bolo de chocolate, sem nadinha de lactose, para deixar sua quinta-feira mais feliz. 
Um café quentinho ou um suco bem gelado com esse bolo de chocolate são uma ótima pedida para o final de semana, vocês vão gostar!

Bolo de chocolate sem lactose

O preparao deste bolo é super simples e você pode fazê-lo mesmo se não tiver batedeira. Aliás, recomendo muito bater a primeira parte na mão com um fouet (batedor), senão sua cozinha poderá ficar cheia de respingos de chocolate.
Vamos à receita:

2 xícaras de açúcar
1 xícara de achocolatado (Nescau, por ex)
1 xícara de chocolate em pó
1 xícara de água morna
1 xícara de óleo
4 xícaras de farinha de trigo
4 ovos inteiros
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Acrescentando a farinha de trigo já pode usar batedeira

Preparo:
Primeiro misture o açucar, achocolatado e chocolate, e o óleo - aqui recomendo bater com fouet. Acrescente a água morna e misture bem, ainda com fouet. Acrescente os ovos e bata bem, para deixar com aquele jeitinho aerado. Vá adicionando, aos poucos, a farinha de trigo e por último o fermento. A massa tem uma consistência bem firme, por isso não se espante.
Unte uma forma com óleo e achocolatado - sim achocolatado e não farinha, dessa forma seu bolo ficará todo marronzinho e não com aquela "casca" branca de farinha de trigo. Coloque a massa na forma e leve ao forno a 180 graus por mais ou menos 40 minutos. O ideal é fazer o bom e velho teste do palito no centro da forma para ver se o bolo está assado por completo.
Essa receita é ideal para uma forma retangular de 38 x 26 centímetros.

Bolo de chocolate: massa bem firme
E a cobertura? Minha irmã costuma fazer este bolo com cobertura de brigadeiro mole. Eu, como já prefiro algo não muito doce, uso ganache de chocolate. Porém, ambos contém leite. Minha dica é adaptar as recitas de coberturas, seja brigadeiro mole, ganache ou outra de sua preferência, utilizando creme de leite ou leite condensado de soja, ou ainda de baixa lactose - se for fazer cobertura que leve leite. Para quem não quiser arriscar na cobertura coma-o assim mesmo. Após assado, por cima dele se forma uma casquinha crocante que é uma delícia!
Ah, é importante lembrar que o Nescau contém traços de leite, então, se sua dieta for 100% restritiva utilize somente o chocolate, ok?


Espero que tenham gostado da receitinha. E prometo que vou postar mais receitas, estou me organizando para isso. Façam o bolo e depois me contem.
Beijos a todos e ótimo final de semana com gostinho de bolo de chocolate.

10 comentários:

Anônimo disse...

O achocolatado tem leite!

Anônimo disse...

voce fala do oleo mas nos ingredientes nao tem a quantidade que precisa colocar.....

Comidinhas lá de Casa disse...

Olá, caso use um achocolatado com lactose, você pode substituir pelo próprio chocolate em pó. Terá um bolo um pouco mais forte no sabor, mas ainda assim muito gostoso.

Quanto às quantidades, acho que você se enganou, pois o post está bem completinho, com a receita na íntegra.

Obrigada pelos comentários.
Nisandra

Anônimo disse...

O nome da receita é bolo de chocolate sem lactose, mas para o bolo nao conter lactose devemos substituir ingredientes. Deveria mudar o nome da receita, alergia não é brincadeira, é doença séria. E ainda não encontrei a quantidade de óleo no post completinho com a receita na íntegra.

Anônimo disse...

Concordo com o "Anônimo" - dê uma olhadinha: no preparo, fala-se no óleo, mas na lista de ingredientes, não fala de óleo, nem de quantidade desse item.

Riquezas Religiosos da Cidade de Sobral disse...

Não tem a quantidade de óleo nos ingredientes... onde o primeiro passo é misturas açucar mais achocolatado mais chocolate e o óleo mas não a quantidade do mesmo?

Anônimo disse...

Concordo c os anônimos!! Rsss!! Vai óleo ou não ??

Ana Lígia disse...

Olá! Realmente você não indica a quantidade de óleo nos ingredientes. Só sabemos que vai algum óleo quando você escreve: "Preparo:
Primeiro misture o açucar, achocolatado e chocolate, e o óleo - aqui recomendo...". Mas não fala em quantidade.

Apendi uma cobertura assim: faz um creminho de água com achocolatado, molha o topo do bolo e coloca confeitos de chocolate ou coloridos. Ideal para cupcakes.

Se não fosse a falta de indicação do óleo seguiria a receita, o resto tá demais.
Beijos,

Comidinhas lá de Casa disse...

Meninas, me desculpem. Realmente a quntidade de óleo não estava ali, agora está! Façam o bolo agora com a receitinha completa. Beijos e obrigada pelos comentários!!!

Ah, e anônimos (as), identifiquem-se, é bom saber quem passa por aqui.
Bjo

Comidinhas lá de Casa disse...

Quanto a não ter lactose, fica claro que para não ter nadinha vc deve usar chocolte e não achocolatado. Sou intolerante, mas não alérgica, mas imagino que quem tem um ou outro tem muito cuidado na hora de escolher o que comer ou o que preparar. Sei que nenhum dos dois é brincadeira e a minha intenção é de tentar ajudar com aopções de receitas. desculpe se você não gostou. Se identificar também é legal. Beijos